Bem-vindo a Essel Engenharia. Conheça nossos serviços
Seg - Sex 7:00 - 19:00
A ORICA, empresa australiana, especializada na produção de explosivos para mineradoras. Escolheu a Essel para construção de uma unidade de produção modular para a Vale Mina de Cobre/Ouro localizada em Salobo, na Floresta Amazônica/Pará, a 30 km de Serra Pelada e a 3000 km do Rio de Janeiro.
A Ourica escolheu a Essel devido ser uma empresa multidisciplinar que também elabora projetos complementares e assumindo pacotes padrão EPC.
Esse projeto foi um grande desafio devido que a construção teria que se dar em 6 meses, e uma construção convencional de uma fábrica de explosivos demandaria no mínimo 24 meses para construção. Esse projeto teria que ser tropicalizado e elaborado os projetos complementares de interligação dos módulos, civil, automação, utilidades e outros necessários para a conclusão da obra.
A Essel mobilizou 200 funcionários trabalhando simultaneamente na fábrica da Essel em Resende para a construção dos módulos e todos os spools de interligações, estruturas metálicas, painéis de automação e em Parauapebas/PA, dentro da Mina de Salobo, realizando todas as atividades de terraplanagem, fundações, bases tipo radier, drenagem, elétrica alta e baixa tensão e outras atividades aguardando a chegada dos módulos.
Vale ressaltar que esse projeto foi elaborado na Orica da Inglaterra, como dito acima, tropicalizado, realizado todos os projetos complementares e 90%de todos os materiais necessários foram adquiridos no Brasil pela Essel. Nesta Operação foram envolvidos vários Estados do Brasil para o fornecimento de materiais. Os tanques de aço inox e outros equipamentos foram comprados no RS tendo como fornecedor a RECIFER, que após inspecionados foram encaminhados para a Vale.
O produto final da Orica é uma emulsão bombeável para ser utilizada nas minas de minério. São diversas as matérias primas utilizadas na fabricação da emulsão de explosivos, dentre elas óleo diesel, nitrato de sódio e outras.
Durante a construção da planta o cliente nos solicitou que ela deveria ser protegida por um galpão. Devido a impossibilidade de montagem e urgência em entregar o projeto, optamos por um galpão de Vinilona. O grande desafio foi a cobertura que realizamos já com toda iluminação e transportada sobre a planta através de guindastes, como vocês podem ver nas fotos.